Faça sempre um checklist de processos para garantir a satisfação de seus hóspedes

Garantir a satisfação dos seus hóspedes é fundamental para o sucesso do seu hotel ou pousada, pois além de fidelizar essa é também uma forma de atrair clientes.

Mas como saber se seu negócio está atendendo as expectativas do seu público e deixando seus hóspedes felizes com a estadia deles em seu hotel?

Você que é gestor de um hotel ou pousada, acompanha de perto os processos do seu negócio? Saiba que fazer um checklist das questões mais importantes para o seu público pode ajudar a garantir a satisfação dos hóspedes do seu estabelecimento.

Confira a seguir uma lista com sugestões de coisas que você precisa fazer e/ou acompanhar para que a estadia do seu cliente seja perfeita.

Checklist de processos para garantir a satisfação dos hóspedes    

1) Verifique se as luzes e eletrodomésticos dos quartos estão funcionando perfeitamente

Se você se preocupa com a satisfação dos hóspedes, precisa checar se o que você oferece a eles está funcionando.  Esses detalhes fazem toda a diferença na experiência do seu cliente. O básico bem-feito é o primeiro passo para seduzir as pessoas que passam pelo seu estabelecimento – e isso inclui as lâmpadas, o ar-condicionado do quarto e tudo mais que dependa de manutenção.

2) Observe o estado dos colchões?

Quando recebemos nossos hospedes, tudo o que ele procura é uma noite bem dormida para aproveitar ao máximo sua estadia. Oferecer um excelente lugar para dormir é um dos principais papéis de um hotel ou pousada – e o colchão é, sem dúvida, um dos itens indispensáveis para assegurar a satisfação dos hóspedes. Certifique constantemente a qualidade dos colchões do seu estabelecimento para garantir que eles não sejam uma fonte de desconforto e motivos de noites mal dormidas.

3) Os chuveiros estão aquecendo a água corretamente?

Outro item crucial para a satisfação dos hóspedes é o chuveiro. Um banho quente é uma das coisas mais relaxantes que um hotel pode oferecer. Se você falhar com isso, vai ser difícil recuperar a confiança do cliente. Verifique a limpeza, a pressão e a temperatura dos chuveiros para garantir que tudo esteja perfeito para um banho reparador.

4) Esteja com a limpeza de todos os ambientes em dia

Não há nada mais frustrante do que se hospedar em um estabelecimento sujo. Por isso, é fundamental verificar se todos os ambientes e itens do hotel estão limpos – banheiros, móveis, aparelhos da academia, roupas de cama, etc. Além disso, verifique também aqueles itens menos óbvios, mas que necessitam de limpeza. Por exemplo: quando foi a última vez que os controles remotos da televisão e do ar-condicionado foram limpos?

5) Como estão os cheiros nos diferentes ambientes do estabelecimento?

Mantenha o ambiente com aromas agradáveis. Ambientes com cheiro ruim ou esquisito podem ser o suficiente para que o viajante solicite outro quarto ou queira ir embora. Verifique constantemente o aroma dos ambientes do seu estabelecimento para que isso não aconteça.

6) Os alimentos servidos estão frescos?

Garanta que todos os alimentos estejam sempre frescos para que a experiência gastronômica do hóspede não seja prejudicada.

7) Os hóspedes conseguem se comunicar com a recepção facilmente?

Tentar falar com os profissionais do hotel e não conseguir pode ser uma fonte de irritação e frustração para o seu cliente. Atente-se aos canais de comunicação que ele tem disponível. Verifique se todos eles estão funcionando perfeitamente. Esse é outro detalhe que faz toda diferença para o nível de satisfação dos hóspedes.

8) A equipe do hotel recebe treinamento constante?

 Se você quer aumentar a satisfação dos hóspedes e não sabe o que fazer, pode começar preparando melhor a equipe do seu hotel ou pousada para atender os clientes com mais qualidade. Profissionais bem treinados e motivados são fundamentais para o sucesso de um negócio de hotelaria.

9) Ofereça Wi-Fi com qualidade em todas as áreas do hotel ou pousada

Atualmente, a qualidade do Wi-Fi é tão importante quanto um colchão confortável e um chuveiro com água quente. Verifique se o sinal da rede está funcionando perfeitamente em todos os quartos e ambientes para que todos os hóspedes possam ter acesso a esse serviço.

10) Como está a segurança do estabelecimento?

Pode ser que isso não influencie diretamente a experiência do seu cliente no dia a dia, mas em casos de necessidades, as práticas de segurança farão toda a diferença para a satisfação dos hóspedes. Certifique-se de que a equipe saiba todas as medidas padrão e que os equipamentos de segurança também estejam em perfeito funcionamento.

11) Seu negócio continua em contato com o cliente mesmo depois do checkout?

 A preocupação com a satisfação dos hóspedes não pode terminar depois que eles forem embora. Manter contato com os clientes para saber o que eles acharam da estadia em seu hotel ou pousada e para fazer sua marca ficar gravada na memória deles é fundamental para que o viajante recomende seu estabelecimento e também volta a se hospedar nele.

Esses checklists vão ajudá-lo a verificar todas as questões mais importantes para garantir a satisfação dos hóspedes e também o crescimento do seu hotel ou pousada. Distribua-os entre sua equipe e comece a verificar cada um desses itens em busca da estadia perfeita para seus clientes.

Seu caixa agradece!

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