A qualidade do atendimento de sua equipe aumenta a avaliação do hotel  

Manter a qualidade dos serviços oferecidos e garantir a satisfação dos seus hóspedes é fundamental para uma boa avaliação do hotel ou pousada, pois além de fidelizar, essa é também uma forma de atrair clientes com esse sucesso. 

São serviços de quarto, atendimento da recepção, a atenção do gerente, limpeza, recreação, lazer. São tantos itens a serem avaliados que muitos empresários podem achar um pouco complicado ter um feedback de cada serviço. 

Mas é de extrema importância saber se seu negócio está atendendo as expectativas do seu público e a avaliação do hotel mostra se sua estratégia está deixando seus hóspedes felizes com a estadia deles em seu hotel. 

Avalie sempre as opiniões de seus hóspedes 

Quando o assunto é a avaliação do hotel, a opinião dos seus clientes é fundamental. 

Se você fechar os olhos e ignorar o que eles dizem, o seu caixa sentirá os efeitos negativos de um feedback ruim. 

No caso específico da hotelaria, a avaliação do hotel feita pelos seus hóspedes são de extrema importância porque: 

  • Seus hóspedes fornecem informações relevantes, como a limpeza dos quartos e da pousada em geral, atendimento, lazer, recreação, atendimento, entre outros; 
  • Avaliam as ações que estão dando certo e quais são as áreas e serviços que precisam de correções ou melhorias. “Lembre-se que avaliações de hóspedes satisfeitos dão mais credibilidade para sua marca, aumentando as chances de o seu hotel ser escolhido por novos clientes. 
  • Quanto mais bem avaliada sua marca for, melhor posicionada ela estará nas ferramentas de buscas e também em sites especializados em avaliações (como o TripAdvisor, por exemplo). 
  • Dá a chance de seu hotel ou pousada interagir diretamente com os hóspedes, agradecendo e dando um retorno sobre as possíveis solicitações e dúvidas ou responder as avaliações negativas, pois mostra que a empresa se preocupa com a satisfação do hóspede e em corrigir as falhas. 

E tudo isso também ajuda a fortalecer a imagem do hotel 

Convencido da importância da avaliação do hotel ou pousada pelos seus clientes para o sucesso da sua marca? 

Agora, é hora de aprender como fazer com que os clientes forneçam esse retorno que você tanto precisa. 

5 maneiras de incentivar o seu hospede a fazer uma avaliação do hotel ou pousada 

1 – Avise seu hóspede sobre a avalição do hotel durante o check-in 

Avise o hóspede sobre o questionário de avaliação do hotel que se encontra no quarto ou em local de fácil acesso para que ele possa analisar com calma os serviços oferecidos pelo seu hotel ou Pousada.

Reforce sempre os itens que ele precisa avaliar como o de quarto, atendimento da recepção, a atenção do gerente, limpeza, recreação, lazer, etc.  

Essa é uma forma sutil de pedir a opinião do hóspede sobre o seu hotel ou pousada. 

Esse cartão de avaliação do hotel ou pousada, seja impresso ou digital deve conter algumas perguntas para qualificar a satisfação dele.

No caso de ter uma página on-line, não esqueça de colocar no cartão ou mesmo em uma placa no quarto um endereço de uma página na web para que o hóspede possa fazer a avaliação do hotel ou pousada. 

Pode ser que muitos dos seus hóspedes não se atentem ao formulário ou não deem feedback simplesmente porque não sabem dessa possibilidade. Então, não custa nada pedir, não é mesmo?  

2 – Ligue para o hóspede 

Os pequenos hotéis ou pousadas têm vantagem nesse sentido, pois, já que o número de hóspede para ligar é menor, é possível dar uma atenção maior para cada um deles durante esse processo de pós-venda. 

Ligue para o cliente alguns dias após sua estadia, diga que quer agradecê-lo pela escolha e conte que está ligando para ter certeza de que tudo ocorreu bem e para saber se ele tem alguma reclamação ou observação. Um gesto simples e que vai fazer o hóspede se sentir especial. 

3 – Envie um e-mail 

Se não for possível ligar para os hóspedes, outra maneira de fazer esse agradecimento e pedir o feedback dele é por meio do envio de e-mails. 

Você pode enviar uma mensagem mais informal, pedindo para o cliente responder se ocorreu tudo bem durante a estadia e se ele tem alguma observação a ser feita.

Você ainda pode indicar o endereço de uma página específica onde ele poderá preencher um formulário de pesquisa ou apenas deixar seu comentário de avaliação do hotel ou pousada. 

4 – Faça perguntas nas redes sociais 

As redes sociais são importantes canais para conhecer os clientes e interagir diretamente com os hóspedes. Uma maneira simples de conseguir avaliações nesses canais é fazendo perguntas na própria página do hotel na rede. 

Por exemplo: “Qual sua melhor lembrança em nosso hotel?” ou “Você recomendaria nosso hotel para um amigo? Por quê?”. Gostou da nossa reação com as crianças? Gostou da recreação com os adultos? As respostas poderão indicar informações valiosíssima para o seu negócio.  

Lembre-se que dessa forma podem vir avaliações positivas e negativas. No entanto, seja paciente e prudente ao responder uma avaliação negativa. Mostre sempre uma gentileza e reverta sempre a situação oferecendo algum mimo em sua próxima estadia. Esse mimo pode ser um upgrade de quarto, um jantar, uma bebida, um desconto, etc. 

5 – Use as boas avaliações a seu favor 

De nada adianta recolher os feedbacks dos clientes se você não fizer nada com essas informações posteriormente. Aí vão algumas ações que você pode colocar em prática a partir da análise desses dados: 

  • Avalie os pontos positivos e negativos apontados pelos hóspedes para saber no que seu hotel ou pousada precisa melhorar. 
  • Mostre os elogios dos hóspedes para os funcionários do hotel e ao recreador, isso é um combustível para deixá-los mais motivados e manter um bom padrão na qualidade do atendimento e lazer. 
  • Transcreva para o seu site os melhores depoimentos que receber por outros canais (impresso ou e-mail) para ajudar a fortalecer a marca do seu hotel no ambiente online. 
  • Sempre, sempre dê um retorno para os clientes que enviarem seus feedbacks – sejam eles positivos ou negativos. 
  • Faça um levantamento da porcentagem de clientes satisfeitos e vá acompanhando esse índice para entender a performance e a evolução do seu negócio. 
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